O condutor do monociclo fica geralmente entre 12 e 18 cm mais alto devido aos pedais estarem centralizados na altura do eixo do motor. Por isso, é muito importante estar atento, por exemplo, aos galhos de árvores. O capacete é um ótimo aliado nessas situações.
Todo monociclo elétrico emite alarmes sonoros, luminosos e também pelo aplicativo, alertando situações extremas do equipamento. Seja por limitações de velocidade, nível de bateria ou até mesmo sobrecarga. Por isso, esteja sempre atento aos sinais do seu equipamento e tome a medida necessária para a solução conforme indicação do manual ou entre em contato com seu revendedor.
Os monociclos elétricos são dotados de um giroscópio eletrônico que funciona muito parecido com uma bússola e é responsável por estabilizar o equipamento horizontalmente. Atenção: a estabilização se dá apenas no sentido da aceleração. Assim como as bikes, para que você consiga se manter em equilíbrio no monociclo, é necessário estar em velocidade.
Os monociclos são equipamento eletrônicos e muitos possuem resistência à poeira e à jatos d'água. No entanto, é importante evitar chuvas torrenciais, jatos d'água e submersão.
O uso do monociclo elétrico na faixa de areia não é recomendável, pois, além de prejudicar a condução, a areia junto com o sal da praia podem aderir ao sistema e danificar componentes internos do seu mono.
Atualmente existem monos com diversos tamanhos de aros: 10", 14", 16", 18", 20", 22" e até 24". Há, ainda, aros mais estreitos e mais largos. A diferença entre eles tem relação com o tipo de condução, "manobrabilidade", conforto, velocidade e peso, entre outros fatores. Normalmente, aros menores e mais estreitos são excelentes para relevos mais lisos, manobras rápidas, curvas fechadas e "manobrabilidade" geral. Eles são também indicados para iniciantes. Por serem, em geral, mais fáceis na condução. Já os aros maiores e mais largos são indicados para alta velocidade, obstáculos e ambientes mais off-road.
As almofadas laterais do monociclo elétrico permitem que a condução seja mais confortável. Conhecidas também por "pads", elas vêm sendo utilizadas não só para garantir o conforto, mas também para servir de apoio para pulos e manobras mais radicais.
Existem muitos modelos de alças diferentes nos monos. Dependendo do modelo e do fabricante podem ser embutidas, acopladas ou retráteis e têm a importante função de facilitar o transporte do equipamento. Observe que alguns modelos já possuem um sistema integrado de anti-spinning, ou seja: uma trava anti rotação para que a roda não gire quando o monociclo está suspenso do chão. Verifique também se a alça, na altura máxima, está adequada à sua altura.
Existe uma variedade enorme de acessórios que podem ser acoplados ao mono ou ao próprio condutor como: setas, retrovisores, piscas e buzinas. Porém, nem todos se adaptam ao design dos monos. Certifique-se de que será possível instalar um destes acessórios antes de investir neles.
A autonomia de um veículo elétrico é a distância de deslocamento medida em quilômetros que cada veículo possui de acordo com a capacidade da sua bateria. Geralmente, essa distância é calculada com um usuário de 70 kg, em velocidade média de 20 km/h, com condições de terreno e clima favoráveis. Este é o motivo pelo qual fabricantes e revendedores sempre oferecem um parâmetro de consumo. A autonomia nominal é a descrita, em geral, nas condições de teste. Já a real leva em conta estes fatores de consumo.
Os monos são dotados de acelerômetro, similar aos dos games, que identifica a movimentação do condutor e o direcionamento do movimento. Por isso, ao realizar o movimento pendular para frente ou para trás, o mono acelera ou desacelera. Quanto maior for a inclinação do corpo, consequentemente, maior será a pressão exercida nos pedais e também maior será a aceleração ou desaceleração.
É um recurso presente na maioria dos monos para evitar o giro da roda quando o equipamento é levantado do chão. Situação comum quando o condutor vai passar por uma escada, por exemplo. Este recurso pode ser um botão, normalmente alocado embaixo da alça de transporte, ou pode ser um sensor automático de peso (como no caso dos monos da KingSong) que, pela detecção do peso, aciona o anti-spinning automaticamente.
Embora os monos sejam muito resistentes e demandem pouca manutenção, assegure-se de comprar seu equipamento com quem possa oferecer a você a devida assistência técnica. As peças são específicas, difíceis de serem encontradas no mercado nacional. Veja se seu revendedor oferece garantia, possui estoque de componentes de reposição e pessoal treinado para atendê-lo adequadamente.
A autoconfiança é a maior inimiga dos monociclistas, principalmente dos que se consideram experientes. A evolução da condução no mono ocorre muito rapidamente, e muitos, quando acreditam já estarem dominando o monociclo, se descuidam em relação ao uso dos EPIs a aos limites do equipamento. Por isso, esteja sempre atento. Quanto mais aumenta a sua experiência, mais aumenta também a sua responsabilidade.