Monopédia

Monociclo elétrico é perigoso? Quanto tempo dura a bateria? Pode andar na chuva?
São tantas as questões e dúvidas que envolvem a utilização dos modais elétricos que decidimos criar um guia de dicas completo, de A a Z. As dúvidas mais comuns estão dentro de cada letra, por exemplo, se sua dúvida tem a ver com Bateria, basta ir direto na letra B e localizar tudo o que estiver relacionado com este tópico.

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Letra A
Árvore

O condutor do monociclo fica geralmente entre 12 e 18 cm mais alto devido aos pedais estarem centralizados na altura do eixo do motor. Por isso, é muito importante estar atento, por exemplo, aos galhos de árvores. O capacete é um ótimo aliado nessas situações.

Alarmes

Todo monociclo elétrico emite alarmes sonoros, luminosos e também pelo aplicativo, alertando situações extremas do equipamento. Seja por limitações de velocidade, nível de bateria ou até mesmo sobrecarga. Por isso, esteja sempre atento aos sinais do seu equipamento e tome a medida necessária para a solução conforme indicação do manual ou entre em contato com seu revendedor.

Auto Balanceamento

Os monociclos elétricos são dotados de um giroscópio eletrônico que funciona muito parecido com uma bússola e é responsável por estabilizar o equipamento horizontalmente. Atenção: a estabilização se dá apenas no sentido da aceleração. Assim como as bikes, para que você consiga se manter em equilíbrio no monociclo, é necessário estar em velocidade.

Água

Os monociclos são equipamento eletrônicos e muitos possuem resistência à poeira e à jatos d'água. No entanto, é importante evitar chuvas torrenciais, jatos d'água e submersão.

Areia

O uso do monociclo elétrico na faixa de areia não é recomendável, pois, além de prejudicar a condução, a areia junto com o sal da praia podem aderir ao sistema e danificar componentes internos do seu mono.

Aro

Atualmente existem monos com diversos tamanhos de aros: 10", 14", 16", 18", 20", 22" e até 24". Há, ainda, aros mais estreitos e mais largos. A diferença entre eles tem relação com o tipo de condução, "manobrabilidade", conforto, velocidade e peso, entre outros fatores. Normalmente, aros menores e mais estreitos são excelentes para relevos mais lisos, manobras rápidas, curvas fechadas e "manobrabilidade" geral. Eles são também indicados para iniciantes. Por serem, em geral, mais fáceis na condução. Já os aros maiores e mais largos são indicados para alta velocidade, obstáculos e ambientes mais off-road.

Almofadas

As almofadas laterais do monociclo elétrico permitem que a condução seja mais confortável. Conhecidas também por "pads", elas vêm sendo utilizadas não só para garantir o conforto, mas também para servir de apoio para pulos e manobras mais radicais.

Alças

Existem muitos modelos de alças diferentes nos monos. Dependendo do modelo e do fabricante podem ser embutidas, acopladas ou retráteis e têm a importante função de facilitar o transporte do equipamento. Observe que alguns modelos já possuem um sistema integrado de anti-spinning, ou seja: uma trava anti rotação para que a roda não gire quando o monociclo está suspenso do chão. Verifique também se a alça, na altura máxima, está adequada à sua altura.

Acessórios

Existe uma variedade enorme de acessórios que podem ser acoplados ao mono ou ao próprio condutor como: setas, retrovisores, piscas e buzinas. Porém, nem todos se adaptam ao design dos monos. Certifique-se de que será possível instalar um destes acessórios antes de investir neles.

Autonomia

A autonomia de um veículo elétrico é a distância de deslocamento medida em quilômetros que cada veículo possui de acordo com a capacidade da sua bateria. Geralmente, essa distância é calculada com um usuário de 70 kg, em velocidade média de 20 km/h, com condições de terreno e clima favoráveis. Este é o motivo pelo qual fabricantes e revendedores sempre oferecem um parâmetro de consumo. A autonomia nominal é a descrita, em geral, nas condições de teste. Já a real leva em conta estes fatores de consumo.

Acelerômetro

Os monos são dotados de acelerômetro, similar aos dos games, que identifica a movimentação do condutor e o direcionamento do movimento. Por isso, ao realizar o movimento pendular para frente ou para trás, o mono acelera ou desacelera. Quanto maior for a inclinação do corpo, consequentemente, maior será a pressão exercida nos pedais e também maior será a aceleração ou desaceleração.

Anti-spinning

É um recurso presente na maioria dos monos para evitar o giro da roda quando o equipamento é levantado do chão. Situação comum quando o condutor vai passar por uma escada, por exemplo. Este recurso pode ser um botão, normalmente alocado embaixo da alça de transporte, ou pode ser um sensor automático de peso (como no caso dos monos da KingSong) que, pela detecção do peso, aciona o anti-spinning automaticamente.

Assistência Técnica

Embora os monos sejam muito resistentes e demandem pouca manutenção, assegure-se de comprar seu equipamento com quem possa oferecer a você a devida assistência técnica. As peças são específicas, difíceis de serem encontradas no mercado nacional. Veja se seu revendedor oferece garantia, possui estoque de componentes de reposição e pessoal treinado para atendê-lo adequadamente.

Autoconfiança

A autoconfiança é a maior inimiga dos monociclistas, principalmente dos que se consideram experientes. A evolução da condução no mono ocorre muito rapidamente, e muitos, quando acreditam já estarem dominando o monociclo, se descuidam em relação ao uso dos EPIs a aos limites do equipamento. Por isso, esteja sempre atento. Quanto mais aumenta a sua experiência, mais aumenta também a sua responsabilidade.

Letra B
Buzina

Alguns modelos de monos possuem buzina eletrônica, por meio do aplicativo, porém o som é baixo e não usual para ser acionado em condução. Existem buzinas de mão, de dedo, eletrônicas e de várias marcas. Tenha sempre a responsabilidade de utilizar este tipo de acessório em situações de extrema necessidade. Pedestres podem se assustar e você poderá causar um acidente.

Buracos

Por melhor que uma via seja preservada, ela pode apresentar imperfeições. Por estar conduzindo um veículo de uma roda só, passar por um buraco desapercebido poderá resultar em um acidente. A recomendação é sempre utilizar o monociclo com máxima atenção para evitar passar por cima de buracos, mas caso o faça, flexione os joelhos para que eles façam o trabalho de amortecer o impacto.

Bateria

As baterias dos monos são de íon-lítio e em geral têm vida útil entre 700 e 1000 ciclos de carga e descarga completas. Algumas possuem tensão de 68v, 84v e até 100v. Há ainda os tipos 18650 ou 21700, que nada mais são do que a diferença da densidade volumétrica das células que a compõe. A capacidade de carga das baterias é medida em Wh e nos modelos de monos atuais podem chegar até 3200 Wh. Isso tudo tem a ver com a autonomia e o peso do equipamento. Maior bateria, mais autonomia e mais peso.

Bluetooth

A maioria dos monociclos modernos possuem a tecnologia Bluetooth para se conectarem a aplicativos nos quais você pode configurar alarmes de velocidade máxima, LEDs decorativos e inclinação dos pedais, entre outras funções. Outros modelos possuem também alto falantes também com conexão Bluetooth para áudio.

Barulho

Fique atento a barulhos que possam surgir no seu equipamento. Sons metálicos podem indicar algum parafuso solto e barulhos contínuos podem indicar problemas na carenagem. Já sons intermitentes em geral são simples, indicam pedras, galho de árvore, folhas, papel ou algo preso entre o motor e a carenagem. Pode ser ainda, a válvula do pneu que está muito exposta e encosta na carenagem durante a rodagem. Inspecione seu equipamento e em caso de persistência do som, leve para a oficina.

Boca-de-lobo

Muitas vezes, quando o pavimento é recapeado em alguma via, não é feita a devida raspagem do piso antigo, e uma nova camada é colocada por cima deixando as bocas-de-lobo afundadas. Essas bocas-de-lobo afundadas apresentam um grande perigo aos condutores, uma vez que elas são apenas avistadas quando estamos próximos delas.

Letra C
Conforto

O conforto da condução depende de muitos fatores: disposição física, posição dos pés, calçado, roupas, distância e até mesmo do seu humor. Se algum desconforto ocorrer durante a condução, pare e relaxe os pés e as pernas antes de continuar. Teste vários modelos de calçados. O modelo do monociclo também interfere no conforto. Faça sempre um test drive antes de adquirir o seu.

Chuva

Os monociclos são equipamento eletrônicos e muitos possuem resistência à poeira e à jatos d'água. No entanto, é importante evitar chuvas torrenciais, jatos d'água e submersão.

Curvas

A curva no monociclo é realizada tombando ele para a esquerda ou para a direita. Na fase de aprendizagem, o monociclista destro tem maior facilidade em realizar curvas para esquerda, pois é quando seu pé direito fica apoiado no monociclo em posição de descanso com o monociclo tombado para a esquerda. Já o monociclista canhoto tem maior facilidade para realizar a curvas para a direita.

Carenagem

Carenagem é a proteção externa (ou interna) dos monociclos, que envolve todos os componentes internos, como bateria, placa mãe, motor, etc.

Calibragem dos Pedais

Os monociclos elétricos possuem um giroscópio que identifica a posição exata dos pedais paralelos ao solo. É importante calibrar o giroscópio periodicamente, ou caso haja um forte impacto, para que eles não percam esse referencial. A critério do usuário, o pedal pode ser calibrado com ângulos mais negativos (quando a frente do pedal fica empinado para cima) ou ângulos mais positivos (quando a frente do pedal fica empinado para baixo). Esta calibragem pode ser ajustada em função do conforto pessoal ou, muitas vezes, para compensar a diferença de um salto de um sapato, por exemplo. Ou ainda, para facilitar as subidas ou descidas mais íngremes.

Calibragem dos Pneus

Os pneus de qualquer veículo devem ser calibrados regularmente. Pneus mais cheios tendem a gastar menos bateria, pois a área de contato entre ele e o solo é menor. No entanto, pneus muito cheios tendem a deixar os monociclos mais difíceis de serem equilibrados, por conta dessa menor área de contato. Manter a calibragem adequada ao seu peso também evita possíveis danos ao pneu, à câmara e à própria roda. Consulte sempre a tabela de pressão do modelo.

Calibragem da Suspensão

Os novos monociclos com amortecedor como o KS-S18, possuem suspensão a ar e precisam ser calibrados de acordo com o peso do condutor e o tipo de terreno no qual ele irá utilizar o equipamento

Capacetes

A Eletricz recomenda fortemente que todo monociclista use todos os EPIs inclusive o capacete. Os modelos mais básicos, tipo coquinho, são indicados para quem utiliza equipamentos que atinjam até 30 km/h. Acima desta velocidade é recomendado o uso de capacetes do tipo full-face, que protegem também a mandíbula em uma eventual queda.

Cotoveleiras

Proteja as articulações. Numa eventual queda, dependendo da velocidade, os cotovelos e os joelhos são os primeiros a sofrerem o impacto com o solo. Use cotoveleiras e joelheiras, de preferência com casquilho - isso fará com que você deslize mais facilmente pela superfície.

Coletes

Coletes são opcionais. Porém, dependendo da velocidade, podem se tornar essencial para a proteção das costelas, por exemplo. Existem vários tipos de coletes utilizados nos esportes downhill e eles são recomendados para usúarios com perfil de condução mais avançado.

Câmara

Todos os monociclos possuem uma câmara interna ao pneu. Caso haja uma pequena perfuração, a câmara esvaziará lentamente e poderá ser reparada. Já um esvaziamento repentino e rápido, indica um furo grande ou mesmo um rasgo da câmara. Neste caso, será necessária sua substituição.

Cachorro

Alguns animais, como cachorros, se animam quando veem um monociclo elétrico, seja pelo movimento ou pelo barulho agudo emitido pelo motor. Esteja atento a eles, e, acima de tudo, nunca maltrate-os.

Carregador

Todo monociclo elétrico é recarregado com uma fonte de alimentação bivolt que é ligada à tomada convencional. As fontes possuem corrente medida em Ampéres. Quanto maior a corrente, menor o tempo de carregamento do monociclo. Existem carregadores rápidos, conhecidos como fast chargers, que podem ser utilizados no equipamento desde que homologados pelos fabricantes. Tenha sempre o cuidado de, ao recarregar o equipamento, conectar primeiro na entrada de energia do mono e depois na tomada. E o inverso, ao retirar.

Configuração

Todo mono requer uma configuração inicial por aplicativo. Consulte sempre o manual, ou entre em contato com o revendedor. A Eletricz já fornece um manual dos produtos KingSong juntamente com o equipamento, em português, e também oferece conteúdo sobre este tema no canal: www.youtube.com/eletricz 

Carga máxima

Todo monociclo elétrico possui um peso máximo suportado, e isso varia de 100 a 150 kg, a depender do modelo. É importante ressaltar que, quanto maior o peso do condutor, menor será a autonomia pois haverá um gasto maior de bateria.

Ciclovia

Observe a velocidade máxima permitida nas ciclovias. Diferente das ciclofaixas, as ciclovias são normalmente destacadas especificamente para o uso de micro modais e separadas das vias dos carros.

Ciclofaixa

Observe a velocidade máxima permitida nas ciclofaixas. Diferente das ciclovias, as ciclofaixas são normalmente destacadas especificamente para o uso de micro modais e dividem o espaço com as vias dos carros.

Letra D
Dores

É muito comum, na fase de aprendizagem, o condutor sentir dores nas plantas dos pés justamente por ficarem muito tensionados. Basta uma pequena pausa e alongamento, e a dor passa rapidamente. Também nos primeiros dias pode ocorrer incômodo no tornozelo e na parte de dentro da perna, abaixo do joelho, onde o monociclo encosta mais. Neste período, utilize uma caneleira simples virada para dentro.

Distância

A autonomia de um veículo elétrico é a distância de deslocamento medida em quilômetros que cada veículo possui, de acordo com a capacidade da sua bateria. Geralmente, essa distância é calculada com um usuário de 70 kg, em velocidade média de 20 km/h, com condições de terreno e clima favoráveis. Este é o motivo pelo qual fabricantes e revendedores sempre oferecem um parâmetro de consumo. A autonomia nominal é a descrita, em geral, nas condições de teste. Já a autonomia real leva em conta os fatores de consumo.

Descidas

A condução do monociclo elétrico em descidas deverá ser cautelosa, uma vez que você terá que descer desacelerando, pois a gravidade estará atuando a seu favor. Muitos monociclos regeneram um pouco a bateria nessas condições. Não se esqueça de respeitar o ângulo máximo de inclinação do seu mono e jamais desacelere abruptamente.

Distrações

O monociclo elétrico possibilita que o condutor esteja com suas mãos livres, mas não significa que ele vá utilizar dessa vantagem para manusear seu smartphone, por exemplo. É importante que o monociclista esteja sempre muito atento ao seu entorno, pois um segundo de distração pode ser o suficiente para que você não perceba que há um obstáculo na sua frente.

Letra E
Embaixador Eletricz

A mobilidade elétrica chegou para ficar, mas nem todo mundo conhece ou teve a oportunidade de testar um veículo elétrico como os nossos. Por isso, temos o programa Embaixador Eletricz, que conecta usuários que são aficionados como nós a interessados em se unir, para multiplicar a ideia e aderir mais pessoas em âmbito regional. A vantagem para o cliente é ter o contato com quem já utiliza e monociclo elétrico ou outros equipamentos do nosso portfólio e ainda ter descontos exclusivos.

EPIs

Equipamentos de Proteção Individual são protetores altamente recomendados para uma condução segura e preventiva do monociclo elétrico. Os principais itens são: capacete, wrist-guard (munhequeira), cotoveleira e joelheira. 

Economia

O consumo de energia para carregar a bateria de lítio é irrisório mesmo nos modelos que precisam de mais tempo de recarga. Tomando por base uma pessoa que roda em média 100 km por mês com um carro básico 1.6 que faz 10km/litro ao custo de atuais R$ 5,00/litro, temos R$ 50,00 de gasto. Enquanto que num monociclo elétrico, o gasto para o mesmo percurso de 100km é de apenas R$ 1,00. O monociclo é portanto, 50 vezes mais barato que o carro apenas em questão do abastecimento. Imagina então se colocar nesta conta outros gastos como: estacionamento, multas, impostos etc.

Letra F
Frenagem

Os monociclos não possuem comando de freio. Você precisa inclinar seu corpo para trás para que o motor desacelere e rotacione para o lado inverso, causando uma parada. Jamais reduza a velocidade abruptamente. A pressão demasiada nos pedais poderá demandar muito do veículo, fazendo com que ele se desestabilize, causando um acidente.

Fabricantes

O mercado de monociclos elétricos atualmente é dominado por 4 marcas principais: KingSong, Gotway, Inmotion (Solowheel) e mais recentemente Veteran. A Ninebot-Segway, Airwheel, IPS e outras marcas menores também já foram mundialmente conhecidas, porém atualmente não estão mais tão atuantes.

Fones de ouvido

É muito importante que você evite a utilização de fones de ouvido ao conduzir o seu mono, uma vez que a audição é um dos sentidos mais importantes durante seus trajetos.

Faróis

A maioria dos monociclos modernos já possuem faróis dianteiros/traseiros e luz de freio traseira para auxiliar você em trajetos noturnos, além de ser um importante fator de segurança para que outros modais possam identificar a sua presença. A luminescência é diferente em cada modelo e vem sendo aperfeiçoada a cada lançamento.

Fusível

Nos modelos da KingSongs são fornecidos, juntamente com o equipamento, pequenos fusíveis verdes que servem para proteger a placa em caso de superaquecimento. Este é um recurso oferecido para que não seja necessário trocar a placa por completo em caso de algum incidente.

Letra G
Grau de proteção IP

Embora os fabricantes informem diferentes graus de proteção, conhecidos como IP, a Eletricz recomenda cuidado redobrado com exposição do equipamento à água, areia e até mesmo altas temperaturas. Os monociclos são equipamento eletrônicos e, muitos deles, possuem resistência à poeira e à jatos d'água. No entanto, é importante evitar chuvas torrenciais, jatos direcionados e submersão. O uso do monociclo elétrico em faixa de areia não é recomendável, pois, além de prejudicar a condução, pode aderir ao sistema e danificar componentes internos do seu mono.

Gestos

O monociclista tem como vantagem estar com as mãos livres, o que o auxilia para demonstrar gestos que indicam se ele quer virar para direita ou esquerda. A maioria dos sinais e gestos são os mesmos dos ciclistas. Para saber mais, consulte: www.youtube.com/watch?v=g4-qHnYGXfg

Gastos

Ao entrar no mundo dos monociclos, a pessoa deixa ter gastos com combustível, IPVA, estacionamento, transporte público, aplicativos de carona, etc.

Garantia

A garantia dos equipamentos depende de cada fabricante e revendedor. Na Eletricz, todos os produtos têm garantia de 06 meses para motor e bateria e 12 meses nos demais itens. Consulte as exceções em nosso site.

Giroscópio

Os monociclos elétricos são dotados de um giroscópio eletrônico que funciona muito parecido com um bússola e é responsável por estabilizar o equipamento horizontalmente. Atenção: a estabilização se dá apenas no sentido da aceleração e, assim como as bikes, é necessário estar em velocidade para que você consiga se manter em equilíbrio no monociclo 

Letra H
Habilitação

Não é necessário nenhum tipo de habilitação para conduzir o monociclo. Porém, é preciso habilidade. E isso você pode alcançar rapidamente com treinamento e prática.

Letra I
Inclinação máxima

Todo monociclo elétrico possui uma limitação angular que varia de modelo a modelo. Isso tem a ver com a tamanho e a potência do equipamento. Jamais ultrapasse o ângulo máximo tolerado pelo seu equipamento, pois isso poderia causar o que chamamos de "perda do giroscópio", que é quando a pressão exercida nos pedais é maior que a tolerada pelo veículo fazendo com que ele ultrapasse a capacidade angular. Numa subida, procure acelerar devagar e de forma linear, nunca abruptamente.

Imperfeições

É importante sempre estar atento ao conduzir o monociclo em todo tipo de terreno. As imperfeições no terreno exigem que o monociclista esteja com os joelhos flexionados para absorver todo tipo de impacto.

Idade

O monociclo elétrico é muito democrático e não há restrição de idade. Os mais novinhos possuem muita destreza e conseguem aprender rapidamente a conduzir um mono, mas para crianças mais novas, é recomendado os monociclos com aros menores, como o 14, por serem mais leves e mais fáceis de manobrar.

Imprudência

Os monociclos elétricos são equipamentos eletrônicos e possuem limitações de bateria e potência. Portanto, nunca utilize o seu equipamento em situações extremas como: exceder a velocidade máxima, inclinar o corpo abruptamente para acelerar mais e utilizar o monociclo com bateria baixa.

Impactos

Impactos fortes podem danificar seu mono. Se isso ocorrer, leve para uma revisão geral ou faça você mesmo com a orientação do seu revendedor. Cuidado com o impacto forte nas rodas, especialmente se o pneu estiver murcho. Isso poderá causar uma rachadura irrecuperável nesta roda, sendo necessário a troca do motor por completo.

Letra J
Joelhos

É muito importante que o monociclista pratique situações adversas que possa encontrar em seu caminho para que o movimento de absorção de impacto com os joelhos seja bem executado. Passar em um buraco com os joelhos estendidos e rígidos poderá causar uma queda.

Joelheiras

Proteja as articulações. Numa eventual queda, dependendo da velocidade, os cotovelos e joelhos são os primeiros a sofrerem o impacto com o solo. Use cotoveleiras e joelheiras de preferência com casquilho - isso fará com que você deslize mais facilmente pela superfície.

Letra K
 
Letra L
Limpeza

A limpeza de seu equipamento deve ser feita com pano umedecido, no máximo numa bacia com água para limpeza do pneu. Jamais submerja o equipamento em água ou utilize jatos d'água diretamente sobre o equipamento.

Lazer

Muitas pessoas acreditam que o monociclo é utilizado apenas para lazer, mas acabam se apaixonando pelo modal e utilizam ele para todas as atividades do seu dia a dia, inclusive para lazer.

Luzes

Alguns modelos de monociclos possuem iluminação com LEDs laterais e suas cores podem ser programáveis via aplicativo. Além do apelo estético, essa iluminação é uma forma do monociclista ser visto em lugares escuros.

Lombadas

Os monos são equipados com LEDS e luzes que indicam o nível de bateria, modulação das músicas e alarmes em geral. As configurações podem ser realizadas normalmente pelo app que se conecta ao equipamento.

Limitações

Todo monociclo possui limitação de velocidade, ângulo de subida e peso suportado. Fique atento a esses limites e nunca os ultrapasse, para que você não tenha uma má experiência com o seu monociclo elétrico.

Letra M
Mão na Roda

Programa de veículo reserva em caso de oficina. A gente sabe como faz falta ficar sem o veículo quando ele está em manutenção e, para isso, temos o Mão na Roda - um programa que empresta para você um equipamento reserva pelo tempo que o seu estiver com a gente na oficina.

Manutenção

A manutenção do monociclo elétrico é relativamente simples. Aqui na Eletricz temos oficina especializada, onde realizamos diagnóstico e reparos com eficiência e agilidade. Caso esteja fora de São Paulo, há diversos vídeos que mostram como fazer a montagem e desmontagem do equipamento e, assim, com o nosso auxílio, você não ficará sem o seu veículo favorito.

Motor

A potência do motor é medida em Watts e determina a velocidade máxima alcançada pelo monociclo elétrico. A tensão da bateria é medida em Volts e também auxilia a enviar mais carga ao motor para que ele atinja maior velocidade. É por isso que um monociclo com a bateria com menos carga não consegue atingir a mesma velocidade caso estivesse com a bateria em 100%.

Modelos

Existem muitos modelos de monos no mercado e de diversos fabricantes. A Eletricz é distribuidora exclusiva da KingSong no Brasil, mas também distribui produtos Gotway e Veteran. Saiba mais sobre os nossos modelos acessando nossa loja.

Manual

Os manuais sempre acompanham os equipamentos, porém na maioria dos casos, em língua estrangeira. A Eletricz oferece aos seus clientes um manual adicional, em português, para toda a linha KingSong.

Música

A maioria dos monociclos elétricos atualmente possui alto falantes e saídas de áudio via Bluetooth para você curtir a sua playlist favorita do telefone celular. A potência e a qualidade do som podem variar por modelo. Alguns equipamentos de entrada possuem apenas a saída de som para alarmes.

Letra N
Nota Fiscal

Todo produto com procedência deve ter Nota Fiscal. É ela que garante que o produto entrou de maneira legal no país, com o devido recolhimento dos impostos e também assegura o seu atendimento em caso de necessidade. Na Eletricz, produtos sem origem oficial não tem atendimento técnico, reposição de peças e nem garantia.

Letra O
Off-road

Alguns modelos de monociclo são mais apropriados para o off-road, como é o caso dos modelos KS-16X, por ter um pneu de 3 polegadas de largura, e também o KS-S18, por ter o sistema de amortecimento.

Óculos

A importância do uso de óculos ou viseira deve-se ao fato de que em altas velocidades o vento no sentido no rosto pode atrapalhar sua visão, além de proteger contra poeira e pedrisco.

Letra P
Potência

A potência dos motores elétricos é medida em Watts e tem a importante tarefa de suportar peso, garantir a velocidade, o desempenho em aclives e até mesmo a segurança durante a condução.

Peso suportado

Todo monociclo elétrico suporta um peso máximo e, isso varia de 100 a 150 kg, a depender do modelo. É importante ressaltar que quanto maior o peso do condutor, menor será a autonomia pois haverá um gasto maior de bateria.

Pneus

Cada monociclo possui um aro e pneu específico projetado para cada modelo. Os diâmetros internos dos pneus variam de 10 a 22 polegadas. A largura dos pneus também varia de 1,95 a 3 polegadas. Não é possível utilizar um pneu aro 16 com 3 polegadas de largura em um modelo que foi projetado para utilizar um pneu de 16 com 2,5 polegadas de largura, por exemplo.

Pressão

Os pneus de qualquer veículo devem ser calibrados regularmente. Pneus mais cheios tendem a gastar menos bateria, pois a área de contato entre ele e o solo é menor. No entanto, pneus muito cheios tendem a deixar os monociclos mais difíceis de serem equilibrados, justamente por conta dessa menor área de contato. Manter a calibragem adequada ao seu peso também evita possíveis danos ao pneu, à câmara e à própria roda. Consulta sempre a tabela de pressão do modelo.

Peças

Embora os monociclos sejam muito resistentes, em algum momento será necessário a troca de peças. É importante que seu revendedor tenha um estoque de peças atualizado e disponível para o momento que você necessitar. A substituição de algum item como o pneu ou câmara, pode, muitas vezes, ser realizada diretamente por você desde que siga as orientação dos fabricantes e dos revendedores autorizados.

Pés

É muito comum na fase de aprendizagem o condutor sentir dores nas plantas dos pés por eles ficarem muito tensionados. Basta uma pequena pausa e alongamento, e a dor passa rapidamente.

Letra Q
Quilometragem

A quilometragem de um monociclo é um importante dado para medir o tempo de uso do veículo. Esta informação pode ser visualizada, a qualquer momento, pelo aplicativo do fabricante.

Queda

Aprender a andar de monociclo requer treino, e muitas vezes, a inabilidade ou imprudência do condutor são os principais fatores de uma queda. A queda pode ser apenas do equipamento em si, com o condutor conseguindo pular do mono. De toda maneira, o uso de EPIs é essencial em todas as ocasiões.

Letra R
Roda

Atualmente existem monos de diversos tamanhos de aros: 10", 14", 16", 18", 20", 22" e até 24". Há ainda aros mais estreitos e mais largos. A diferença entre eles tem relação com o tipo de condução, "manobrabilidade", conforto, velocidade, peso entre outros fatores. Normalmente, aros menores e mais estreitos são excelentes para relevos mais lisos manobras rápidas, curvas fechadas e "manobrabilidade" geral e são também indicados para iniciantes por serem em geral mais fáceis na condução. Já os aros maiores e mais largos, são indicados para altas velocidades, obstáculos e ambientes mais off-road.

Regulamentação

Não existe uma regulamentação específica para a utilização dos monociclos elétricos. A resolução mais próxima é a 465, de 2013, do CONTRAN, que trata das bikes elétricas. Pelas dimensões do mono, ele não se equandra na definição de ciclomotor, porém isto não quer dizer que você esteja isento de seguir as regras de circulação, especialmente àquelas estabelecidas pelo seu município. Em geral, é recomendado que não se trafegue acima de 20km por hora nas ciclovias e ciclofaixas, se evite a utilização em calçadas (se o fizer não ultrapasse 6 km/h) e também vias de alto fluxo de veículos, especialmente aquelas superiores a 40 km/h de velocidade.

Redução eletrônica

Os monociclos não possuem comando de freio, você precisa inclinar seu corpo para trás para que o motor desacelere e rotacione para o lado inverso, causando a parada. Jamais reduza a velocidade abruptamente, pois a a pressão demasiada nos pedais poderá demandar muito do veículo fazendo com que ele se desestabilize causando um acidente.

Letra S
Sapato

A escolha do sapato ideal varia de acordo com o perfil de cada monociclista. Alguns preferem os de sola reta, que auxiliam num contato mais direto entre os pés e os pedais. Já outros preferem sapatos com solas com amortecimento, para um conforto maior.

Sag

Distância que a suspensão se move quando você sobe no monociclo, considerando todo o seu peso (KS-S18).

Seguro

Mantenha o seu equipamento protegido. Fique tranquilo para sair de casa com o seu veículo elétrico. Em parceria com a Mondiale Corretora, a Eletricz desenvolveu um seguro exclusivo para cobrir as eventualidades que possam vir a ocorrer com o seu equipamento. Acesse: https://loja.eletricz.com.br/seguro.

Sinalização

O monociclista tem como vantagem estar com as mãos livres, o que o auxilia para demonstrar gestos que indicam se ele quer virar para direita ou esquerda. A maioria dos sinais e gestos são os mesmos dos ciclistas. Para saber mais, consulte: www.youtube.com/watch?v=g4-qHnYGXfg.

Subidas

A maioria dos modelos de monociclo possui potência suficiente para vencer grandes rampas. Basta inclinar o corpo levemente para frente e curtir o seu mono subir aquele morro com a maior facilidade.

Superaquecimento

Quando muito demandados, os monos podem superaquecer. É possível acompanhar a temperatura do seu mono pelo aplicativo. Algumas marcas, como a KingSong, têm melhor dissipação de calor da placa e isso garante uma boa resposta em situações mais extremas. Fique atento aos sinais do seu mono, normalmente eles emitem sinais sonoros, reduzem a velocidade ou até mesmo param por completo com os pedais para trás até que a placa esfrie e você possa continuar seu trajeto. Se esta situação ocorrer com muita frequência, pode haver algum problema com seu equipamento. Neste caso, contate a assistência técnica.

Suspensão

Os monociclos mais modernos, como o KS-S18, possuem sistema inédito de amortecedor a ar, similar ao das montain bikes, que facilita a condução em terrenos acidentados, além de garantir mais conforto e segurança.

Slime

Slime é um tipo de selante utilizado para evitar um esvaziamento da câmara de ar por conta de um furo. Não há consenso sobre sua utilização e eficácia. Caso o líquido vaze, poderá afetar a parte interna do seu equipamento, fato que não é coberto pela garantia.

Suportes

Para manter seu monociclo elétrico estacionado em casa, é preciso utilizar um suporte inferior para que ele não tombe. Algumas pessoas optam por utilizar o próprio isopor quem vem dentro da caixa, e até suporte de apoiar guitarra. A Eletricz desenvolveu um suporte em acrílico que além de preservar seu mono, serve como item de decoração. Alguns modelos de monociclos possuem suportes de estacionamento próprios.

Letra T
Tilt-back

Do inglês, significa "inclinar para trás". Todo monociclo possui limites de velocidade. Ao atingir essa velocidade máxima, o equipamento irá emitir um aviso sonoro e caso o usuário persista em acelerar, o monociclo irá se inclinar para trás, que será sentido nos pedais pelo monociclista.

Temperatura

Quando muito demandados, os monos podem superaquecer. É possível acompanhar a temperatura do seu mono pelo aplicativo. Algumas marcas, como a KingSong, têm melhor dissipação de calor da placa e isso garante uma boa resposta em situações mais extremas. Fique atento aos sinais do seu mono, normalmente eles emitem sinais sonoros, reduzem a velocidade ou até mesmo param por completo com os pedais para trás até que a placa esfrie e você possa continuar seu trajeto. Se esta situação ocorrer com muita frequência, pode haver algum problema com seu equipamento. Neste caso, contate a assistência técnica.

Treinamento

Aprender a andar de monociclo não tem segredo, é treino. Com persistência, e seguindo nosso passo a passo, todo mundo consegue ganhar essa habilidade. Temos uma pista exclusiva para treinos em São Paulo, e quem não estiver por perto, pode aprender com a nossa aula on-line no Youtube.

Torque

O impulso de partida no monociclo elétrico é totalmente manual e depende da força da pedalada de saída. Porém, fatores como a potência do motor, peso do equipamento e do condutor, inclinações e relevo podem interferir no arranque. Lembre-se de optar por um equipamento que atenda melhor a sua necessidade.

Letra U
Usados

A procura por monos usados aumenta rapidamente e muitas vezes é uma boa alternativa. Antes de decidir pela compra de um seminovo, observe as condições gerais, tempo de uso e quilometragem. Solicite ainda a nota fiscal de compra e confirme com a loja seu histórico de atendimento técnico. Solicite a revisão do equipamento e faça negócio apenas depois de se assegurar que o mono tem procedência e está em boas condições de uso.

Utilização

A maioria dos monociclistas almeja um equipamento com mais bateria e/ou velocidade. Ao realizar o upgrade, o usuário pode divulgar o seu mono usado no grupo Tribo Elétrica Classificados.

Letra V
Velocidade

A potência do motor é medida em Watts e determina a velocidade máxima alcançada pelo monociclo elétrico. A tensão da bateria é medida em Volts e também auxilia a enviar mais carga ao motor, para que ele atinja maior velocidade. É por isso que um monociclo com a bateria com menos carga, não consegue atingir a mesma velocidade caso a bateria estivesse em 100%

Vedação

Os monociclos são equipamento eletrônicos e muitos possuem resistência à poeira e jatos d'água. No entanto, é importante evitar chuvas torrenciais, jatos d'água e jamais devem ser submergidos.

Letra X
 
Letra W
Wrist-guard

Do inglês, "protetor de punho". EPI essencial para todo monociclista, para que, em uma eventual queda, ele possa proteger seus punhos de uma contusão.

Wobble

Do inglês, "oscilar". O wobble é a oscilação que ocorre com um monociclo durante a mudança de velocidade. Pode ocorrer tanto em processo de aceleração quanto de desaceleração, especialmente quando se ultrapassa a barreira dos 30km/h. Muitos monociclistas iniciantes sentem esse fenômeno por falta de domínio de equilíbrio. Na medida em que se ganha experiência e mais habilidade, a tendência é que este efeito desapareça.

Watts

Unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). É equivalente a uma Força Newton por 1 metro de distância no intervalo de um segundo. Portanto, quanto maior a potência de um motor, maior é sua capacidade de se deslocar numa distância em um menor período de tempo (velocidade).

Letra Y
 
Letra Z
 
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