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Compre pela internet, mas experimente antes!

15/06/2018

O brasileiro adora comprar pela internet. Segundo um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, realizada no final do ano passado. Pelo levantamento, no período, 43% dos consumidores online aumentaram a quantidade de produtos adquiridos pela internet na comparação com 2016.

A principal vantagem que o internauta brasileiro destaca ao preferir comprar pela internet é a percepção de que os produtos vendidos em sites são mais baratos do que nas lojas físicas, razão mencionada por 58% desses consumidores. Outros motivos destacados são a comodidade de comprar sem sair de casa (45%), o fato de realizar as compras em qualquer horário (31%) e a economia de tempo (29%). Há ainda 28% de entrevistados que citaram a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços.

Desvantagem das compras online

Apesar de toda a comodidade, a impossibilidade de experimentar o produto é citada por 42% dos entrevistados como uma desvantagem na hora de comprar pela internet. Em outra pesquisa, desta vez feita pela Segment (http://grow.segment.com/Segment-2017-Personalization-Report.pdf), 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal na hora de comprar e 44% dos consumidores dizem que gostariam de voltar a comprar de marcas que fornecem um atendimento personalizado.

Experiência de compra

Numa época em que os consumidores querem ter uma experiência incrível de compra, as lojas que investem em atendimento personalizado saem ganhando. Isso significa, entre outras ações, ter:

Atendimento multicanal: ao desejar fazer uma compra, o consumidor quer ser respondido rapidamente em qualquer solicitação, por e-mail ou por redes sociais, por exemplo.

Informações personalizadas: para quem mostra interesse em receber informações coerentes e relevantes sobre produtos, boletins eletrônicos com comparação de funcionalidades, opções de produtos mais adequados às suas necessidades e depoimento de outros compradores, ajuda a melhorar o relacionamento do consumidor com a loja, aumentando seu engajamento e estimulando novas compras.

Ambiente físico e online com identidade: de nada adianta ferramentas de comunicação no meio digital úteis sem qualquer conexão com a loja física. A integração dos canais online e offline leva mais segurança ao cliente.

Apostar na experiência da compra: apenas facilidade de pagamento não é suficiente para fidelizar o cliente. Oferecer a possibilidade de experimentar o produto na loja física antes da efetivação da compra, por exemplo, pode ser decisivo para atrair o consumidor.

É por isso que, na Eletricz, o atendimento multicanal e personalizado, os boletins informativos, facilidade de pagamento e uma loja física pra lá de autêntica e alinhada com a proposta da marca fazem parte da experiência de compra.

No showroom da Eletricz, além de conhecer todos os veículos portáteis elétricos disponíveis e acessórios, o consumidor pode fazer um test-drive na pista de treinamento e verificar qual produto melhor atende à sua demanda. O pós-venda incentiva o consumidor a dar um feedback sobre como foi comprar na loja e se a adaptação ao equipamento foi tranquila – caso contrário ele é convidado a voltar à loja para realizar treinamentos ou especificar suas reais necessidades. Sem contar os encontros promovidos pela loja para apresentar novos produtos e realizar networking. É ou não um novo jeito de se conquistar o cliente?

Venha para a Eletricz e future-se!