ELETRICZ

BLOG

Benefícios da vida ao ar livre

30/03/2018

Pesquisas mostram que são inúmeros os benefícios da prática de exercícios ao ar livre. Além de reduzirem a ansiedade e serem mais revigorantes, estudiosos da Universidade de Essex (na Inglaterra https://www.essex.ac.uk/research/showcase/how-we-started-the-green-exercise-revolution) já demonstraram que atividades externas melhoram a autoestima e diminuem os sentimentos negativos, como a raiva e a tensão.

De acordo com o estudo inglês, apenas 5 minutos do que os cientistas chamam de “atividades verdes”, como caminhadas, passeios ciclísticos e jardinagem, podem melhorar seu humor e autoestima. Mas há outras vantagens de se estar ao ar livre. Listamos algumas das pesquisas mais recentes para inspirar você a trocar de vez o sedentarismo e as academias pela vida outdoor.

Confira:

Memória ativa

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan (http://ns.umich.edu/new/releases/6892-going-outsideeven-in-the-coldimproves-memory-attention), caminhadas ao ar livre podem melhorar em até 20% a memória. Isso porque sair de casa para se exercitar estimula a produção de células do hipocampo, área responsável pela aprendizagem e a concentração.

Menos estresse

Um estudo realizado na Universidade de Glasgow (Escócia – https://www.gla.ac.uk/news/archiveofnews/2015/april/headline_402984_en.html) com mais de 2 mil pessoas apontou que o simples fato de caminhar em áreas verdes diminui consideravelmente os níveis de estresse, tensão e depressão.

Mais produtividade e criatividade

Idealizador do Sucess Motivation Institute, Paul. J. Meyer, a produtividade é sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado. Ser produtivo, portanto, não é manter-se ocupado, reagindo a problemas. Se você pretende se tornar mais produtivo, uma pesquisa divulgada pela Human Spaces mostrou que pessoas que se sentem bem, felizes, inspiradas e entusiasmadas produzem emoções positivas que desencadeiam liberações de dopamina (hormônio do prazer) no cérebro. As pessoas que se expõem à natureza, mostram ganhos de 6% na produtividade e de 15% na criatividade!

Efeitos contra o câncer

Embora ainda sejam recentes os estudos nesta área (https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/obesity/physical-activity-fact-sheet), há indícios de que passar mais tempo em contato com a natureza pode estimular a produção de proteínas que protegem o corpo contra o câncer.

Motivos não faltam para incluir mais ar livre à sua rotina, mas se você ainda joga a culpa na falta de tempo, a Eletricz traz uma alternativa pra você: que tal substituir o carro ou o transporte público por um veículo elétrico que, além de econômico (link para matéria sobre custos), trará agilidade para você aproveitar ainda mais o seu tempo livre (link para matéria sobre lifestyle), além de permitir um contato mais próximo com a cidade e a natureza em seu trajeto entre casa, trabalho, faculdade e academia? Tenha uma vida mais leve e #sejaelétrico.